terça-feira, 11 de novembro de 2008

Projeções do Campeonato Brasileiro – Série A

Após a derrota do Palmeiras para o Grêmio e a vitória do São Paulo na última rodada, houveram mudanças consideráveis nas projeções.

Na Projeção por Escolha de Resultado, podemos verificar que o título só é garantido para o time que conquistar 76 pontos (o palmeiras pode chegar no máximo a 73, onde fica comprovado a dependência de resultados ruins dos concorrentes para atingir esse objetivo). Para a Libertadores passam a ser necessários 70 pontos (o que significaria que o Palmeiras precisa vencer no mínimo três jogos nas últimas quatro rodadas). A Sul-Americana voltou a ser conquistada com 46 pontos (ante 48 na rodada passada). Hoje só o Ipatinga não tem mais chances de conquistar vaga para a Sul-Americana. Para se livrar da zona da degola, são necessários 42 pontos (o que livra todos os times do Atlético-MG para cima de risco de rebaixamento).

clip_image002

O Santos continua fora da “zona de vácuo”, precisando de mais dois pontos para fugir do rebaixamento.

Na Projeção Estatística, o São Paulo recuperou os pontos perdidos na rodada passada e abriu três pontos de vantagem. Para o segundo colocado (agora o Grêmio). Para ser campeão o Palmeiras precisa tirar cinco pontos de vantagem em doze disputados. Também corre risco de ficar sem a vaga na Libertadores caso os adversários diretos (Cruzeiro e Fluminense) consigam reduzir em um ponto a vantagem.

Na briga para fugir do rebaixamento o mais favorecido nessa rodada foi o Vasco. Em contrapartida o Figueirense já está com três pontos de desvantagem, caminhando seguramente para a segundona do ano que vem.

clip_image004

Faltando quatro rodadas para o final do campeonato, o Palmeiras praticamente jogou fora qualquer possibilidade de títulos. Agora é concentração total na vaga para a Libertadores para que não aconteça o mesmo que o ano passado. E o próximo jogo é contra o Flamengo no Rio de Janeiro. Confiança no efeito “Caio Jr” e vamos atrás dessa vitória para praticamente tirar o adversário da disputa.

Nenhum comentário: