sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O que é preciso?

Restando quatro rodadas para o fim do campeonato, a pergunta óbvia a ser feita não é qual a chance de o Palmeiras ser campeão, e sim quais os resultados necessários para a conquista. Para responder a essa pergunta fizemos uma série de combinações que serão apresentadas abaixo:

Para as combinações criadas, partimos do pressuposto que nenhum dos cinco times terá um aproveitamento menor do que 40%, ou seja, todos os times farão no mínimo 5 pontos dos últimos 12 disputados.

Temos então três possibilidades:

clip_image002

CONCLUSÕES:

A mais óbvia é a necessidade de vencer três dos últimos quatro jogos. Isso ainda nos deixaria pequenas esperanças mesmo com uma derrota.

Com quatro vitórias dependeríamos apenas de quatro resultados, dois empates do São Paulo (contra Vasco e Fluminense são as maiores esperanças, talvez contra o Figueirense (que vem mordido com a subida do Avaí pra primeira divisão) já nessa rodada), um empate do Grêmio (contra o Vitória no Barradão, ou mesmo contra o Ipatinga fugindo do rebaixamento na penúltima rodada) e um empate do Cruzeiro (o mais fácil de acontecer, pois pega o Náutico fugindo do rebaixamento fora já na próxima rodada e depois ainda enfrenta Flamengo e Portuguesa, mas em casa).

Apesar de todas essas combinações, eu vejo como o maior adversário do Palmeiras a própria apatia. Se a equipe jogar apenas o que vem jogando não tem combinação de resultados que dê jeito. Precisamos que o time dê o máximo nessas quatro rodadas. Não importa o placar, o que importa são quatro vitórias, pois acredito que os outros resultados necessários são mais do que possíveis. Vale a torcida nessa reta final.

Nenhum comentário: