domingo, 9 de novembro de 2008

Análise Primeiro X Segundo Turno

OBS: Este post era para ter sido publicado sábado, mas como o autor estava sem internet foi publicado atrasado.

Para verificar a melhora\piora do desempenho dos clubes nas partidas de ambos os turnos, fizemos uma análise da classificação. Primeiramente mostremos a classificação atual do segundo turno (decorridas 14 rodadas):

clip_image002

Agora vamos verificar o desempenho dos clubes nas mesmas 14 rodadas do primeiro turno:

clip_image004

Com base nos desempenhos, podemos verificar quantos pontos o time ganhou ou perdeu em relação à mesma rodada no outro turno. Montamos então a tabela abaixo, que demonstra em termos percentuais de quanto foi a diferença de desempenho dos clubes:

clip_image006

Repare que os clubes que estavam na zona de rebaixamento tiveram os melhores desempenhos nesse comparativo (liderados pelo Santos com surpreendentes 109,09% de melhora). O Palmeiras é o sétimo colocado nessa lista. O último entre os que melhoraram do primeiro para o segundo turno. Vale também notar que o Grêmio é um dos times que mais perderam pontos do primeiro para o segundo turno, com 32,14% a menos de pontos conquistados.

Agora peguemos a classificação dos clubes ao final do primeiro turno:

clip_image008

Podemos extrair então quantos pontos os clubes fizeram nas últimas cinco rodadas do primeiro turno. Imaginando que os clubes repitam essa mesma pontuação nas últimas cinco rodadas do segundo turno, teríamos a classificação final conforme a tabela abaixo:

clip_image010

O Grêmio seria o campeão brasileiro e o Palmeiras ocuparia a terceira posição. Vale observar que o Flamengo (atual membro do assim chamado G5) seria o sexto colocado, sendo ultrapassado pelo Botafogo e talvez também pelo Coritiba (dependendo do número de vitórias e saldo de gols de ambos). Entre os rebaixados não teríamos nenhuma surpresa: Atlético-PR, Náutico, Ipatinga e Vasco.

Entretanto essa análise é de fato burra, pois não considera a evolução dos times entre o primeiro e o segundo turno. Para representar melhor a situação, multiplicamos a quantidade de pontos conquistados nas últimas 5 partidas do primeiro turno, pelo percentual de desempenho de cada clube, para obtermos uma projeção conforme demonstrado abaixo:

clip_image012

Repare que o virtual campeão seria então o São Paulo (obtendo quatro vitórias e um empate nessa reta final). O Palmeiras, segundo colocado, poderia ficar com o título caso vença as cinco últimas partidas. O Flamengo novamente não conquistaria a vaga para a Libertadores.

Lá em baixo o Ipatinga conseguiria escapar da Zona de Rebaixamento, que seria composta por Atlético-PR, Náutico, Figueirense e Vasco.

Que conclusões podemos tirar desses números? Aparentemente nenhuma, pois o futebol não vive de desempenhos passados. Mas é importante perceber que além de um empate do São Paulo, é preciso que o Palmeirense torça por mais um tropeço, para não ficar obrigado a vencer as cinco últimas partidas. Ao menos uma derrota seria importante para permitir o deslize de um empate em uma das duas partidas que faremos fora de casa.

Nenhum comentário: