quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Projeções do Campeonato Brasileiro – Série A

OBS: Esse post havia sido escrito antes da zebra que foi a vitória do Vasco. Estão computadas as estatísticas até o fim da rodada 30.

Primeiramente deixe-me explicar com quais projeções estaremos trabalhando nesse site, e o sistema com o qual elas são calculadas.

A primeira projeção é a mais simples, chamaremos de Projeção por Escolha de Resultado. Com base nas estatísticas calculadas para cada jogo da rodada (como o do post Análise da Rodada 31 publicado anteriormente), escolhemos o resultado mais provável (com a maior probabilidade) e pontuamos os times de acordo com ele. Repare que essa técnica não leva em conta alguns resultados muito próximos (como o caso do jogo Atlético-MG X Internacional do post citado), o que acaba causando algumas distorções. Entretanto essa projeção nos dá uma boa base sobre a dificuldade dos confrontos futuros de cada time. Essa projeção também nos dá a pontuação estimada para o campeão, classificado para a libertadores, classificado para a Sul-Americana e para escapar do rebaixamento.

Clas_Esc_31

Reparem que segundo essa projeção, o virtual campeão brasileiro de 2008 será o Cruzeiro, com 73 pontos. Mais uma vez podemos perceber a importância de uma vitória nessa rodada contra o Fluminense, o que nos faria chegar também aos 73 pontos, entretanto ficaríamos ainda assim com uma vitória a menos (ai, que vontade de trocar o empate com o Figueirense e com o São Paulo por uma vitória e uma derrota). Reparem que o São Paulo também chega aos 73 pontos, mas tem três vitórias a menos que o Cruzeiro, o que o deixa em segundo.

Claramente a classificação para a Libertadores é alcançada com 70 pontos apenas. Para a Sul-Americana 50 ou 51 pontos bastam. Já para se livrar do rebaixamento são necessários no mínimo 40 pontos.

A segunda projeção analisada por este site, chamada de Projeção Estatística, é um pouco mais técnica. Atribui os pontos de acordo com a distribuição estatística de cada jogo. Por exemplo, se um time tiver 50% de chances de vitória e 50% de chances de empate em um determinado jogo, receberá 2 pontos na classificação estatística (50%*3 + 50%*1 = 1,5 + 0,5), mesmo não sendo possível a nenhum time receber dois pontos em um jogo de futebol.

Essa projeção serve para identificarmos os personagens da disputa, ou seja, quais times estarão brigando por quais posições e o quão apertado será a definição das vagas. Também serve para identificar se a diferença entre os times é estatisticamente significativa. Essa projeção não serve para avaliar a pontuação final das equipes.

Clas_Est_31

Reparem que nessa projeção podemos identificar os times que claramente ainda disputam o título (Grêmio, Cruzeiro e um pouco atrás o Palmeiras). O São Paulo deve ficar com a última vaga para a Libertadores.

Repare que o Palmeiras precisa ganhar estatisticamente 0,23 pontos a mais, ou seja, precisa fazer um pequeno resultado melhor que os adversários (novamente, uma vitória sobre o Fluminense nessa rodada deve reverter o quadro). Também o Flamengo necessita conseguir alguns resultados melhores que os concorrentes para conseguir a vaga para a Libertadores. Entretanto está a mais de 3 pontos estatísticos da liderança o que definitivamente o coloca fora da briga. Quanto ao São Paulo, será que os 0,82 pontos estatísticos são significativos? A única coisa que podemos garantir é que será quatro vezes mais difícil o título para o São Paulo do que para o Palmeiras.

Já a Sul-Americana deve assistir a uma briga entre Santos e Atlético-MG na última rodada, decidindo quem fica com a última vaga. Na zona de Rebaixamento temos os virtuais rebaixados Vasco, Atlético-PR e Ipatinga e devemos também ter uma disputa acirrada entre Náutico e Portuguesa para decidir quem continua disputando a Série A em 2009.

Nenhum comentário: